Conheça a fórmula do sucesso da StartUp “Shimejito”

O brasiliense Adriel Oliveira, 32, desembarcou em Portugal há três anos para apresentar a Shimejito, empresa de tecnologia de produção de biofertilizantes e cogumelos, durante a Web Summit, a maior conferência de empreendedorismo, tecnologia e inovação da Europa.

O sucesso da StartUp

O sucesso da start-up no evento foi imediato, atraindo o interesse de investidores de Portugal e de outras partes do mundo. E a decisão de se radicar no país aconteceu em poucas semanas.

“Portugal é muito melhor para eu desenvolver e expandir a minha empresa. O país está aberto a inovações, dispõe de diversos programas de apoio financeiro e tem um hub pulsante. O fato de falarmos o mesmo idioma também ajuda muito,” conta Adriel.

O sucesso da startup no evento foi imediato, atraindo o interesse de investidores de Portugal e de outras partes do mundo. E a decisão de se radicar no país aconteceu em poucas semanas.

O que faz esta StartUp?

A Shimejito, sediada na cidade de Fundão, no distrito de Castelo Branco e com atividades também em Lisboa, tem como base princípios da economia circular, agricultura vertical e descentralização da produção/distribuição de cogumelos, além da preocupação em promover o desenvolvimento sustentável.

“Durante a fase de prova de trabalho, entre outubro de 2020 e julho de 2021, na fábrica piloto, foram produzidas e vendidas 1 tonelada e meia de cogumelos e 7 toneladas de aditivos para recuperação de solo”, explica o empreendedor.

A Shimejito iniciou uma campanha de crowfunding, por meio do site, para sua nova planta na zona industrial de Castelo Branco, que atenderá os sete primeiros produtores de cogumelos.

A proposta da startup é oferecer tecnologia para qualquer pessoa produzir, em estufas, até seis toneladas de cogumelos por ano, em uma área mínima de 70m2.

A proposta da empresa é oferecer tecnologia para qualquer pessoa produzir, em estufas, até seis toneladas de cogumelos por ano, em uma área mínima de 70m2.

“Já firmamos consultorias na Espanha, França e Alemanha. É um modelo de negócios fácil e de baixo risco. Registramos receita de 800 mil euros em 2020 e projetamos, para este ano, movimentar 2 milhões de euros, apesar dos entraves causados pela pandemia do Covid-19”, prossegue o idealizador e proprietário da Shimejito, iniciada em 2017, no Brasil.

Adriel está em Portugal sob o StartUP Visa, programa de acolhimento de empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver projetos de empreendedorismo e/ou inovação em Portugal, com vista à concessão de visto de residência ou autorização de residência para imigrantes empreendedores.

Deixe uma resposta