Empreendedorismo digital: a solução para ganhar dinheiro?


Empreendedorismo Digital: saiba o que é, as vantagens e como se tornar um empreendedor digital.

Já pensou em realizar o sonho de trabalhar em qualquer lugar do mundo, fazendo o que gosta, com conforto, flexibilidade, tempo, baixo investimento e sendo recompensado financeiramente por isso? Parece sonho, não é mesmo?

Mas tudo isso é possível e já existem muitas pessoas vivendo essa realidade, empreender de maneira digital é a chave que abre todas essas portas.

Nesse artigo vou te ajudar a entender o que é empreendedorismo digital e como começar um negócio online do zero.

O que é empreendedorismo digital?

É a grande tendência atual do mercado, impulsionada pela expansão da internet e pela facilidade da compra online através de celulares, tablets e outros  portáteis, essa é  uma forma de empreender através de meios virtuais para comercializar produtos, serviços ou conteúdos sem a obrigação de ter um espaço físico, totalmente online.

O empreendedorismo digital também se destaca pela possibilidade de abrir um negócio com baixo investimento e retorno rápido se comparado aos meios tradicionais. Por isso o setor cresce a cada dia e há cada vez mais uma extensa gama de recursos e oportunidades disponíveis que prometem facilitar a vida dos novos empresários. 

Através do empreendedorismo digital é possível trabalhar em qualquer lugar do mundo, com comodidade, flexibilidade, além de alcançar uma boa compensação financeira, se realizar pessoalmente e ter a tão sonhada qualidade de vida.

No mundo dos negócios digitais existem várias formas de empreender, por exemplo: criar um e-commerce, um marketplace, um portal de cursos, um serviço oferecido online, um blog com conteúdos, podcasts, consultorias diversas e muitos outros. Estude cada uma delas, veja qual ou quais mais se adequa ao seu perfil empreendedor e mãos na massa!

Vantagens de ser um empreendedor digital

Agora que você já entendeu o que é empreendedorismo digital, vou te contar algumas vantagens desse setor:

  • É possível começar com pouco

Como já falei antes, é possível abrir um negócio digital com baixo investimento se comparado a um negócio físico. Já que não é preciso alugar um espaço físico para atender seus clientes, guardar estoque ou coisas desse tipo, basta um bom computador, celular ou tablet com acesso à internet et voilà!

Se você pretende vender produtos, os custos serão basicamente os de comprar os produtos ou mesmo a matéria-prima para produzir suas peças (se for o caso), gastos com o desenvolvimento de uma boa plataforma de e-commerce e gastos com campanhas de marketing, caso você não obtenha resultados de forma orgânica.

Mas lembre-se: esses valores não se comparam aos gastos que se tem em um negócio físico.  

  • Comportamento de consumo

De acordo com uma pesquisa realizada pela Rock Content, a E-commerce trends 2018, 98% dos entrevistados afirmaram ser consumidores de lojas virtuais, um número expressivo de potenciais consumidores. Isso quer dizer que o comportamento de consumo do público atual está voltado para o uso da internet e caso você tenha um negócio online para colocar em prática, aproveite que o mercado atual é favorável para lançá-lo. 

  • Maior alcance

Outra vantagem é o alcance da marca e o reconhecimento que é possível obter no online. Isso porque a internet possibilita atender clientes de diversas partes do país e até mesmo do mundo. Se você realizar um bom trabalho de marketing, a tendência é que cada vez mais pessoas encontrem a sua marca de forma orgânica e o seu trabalho será cada vez mais reconhecido e procurado por seus clientes.

  • Venda 24 horas por dia!

O formato de negócio digital favorece a atuação dos empreendedores no dia a dia. As vendas podem ser executadas durante as 24 horas do dia e o fato do empreendedor digital não precisar estar fisicamente no local da venda de seu produto permite que ele se dedique a outros compromissos da empresa como, atendimento ao cliente, fazer campanhas de marketing, criar conteúdos para suas redes sociais, etc. 

Tal modelo também permite que atue em outros negócios em paralelo, uma opção para aumentar sua renda. Mas atenção! Se você trabalha com produtos físicos, lembre-se de que você precisa de tempo para realizar o processo de envio e faturamento das mercadorias, então se planeje. 

  • Mais qualidade de vida 

Muita gente quer abrir um negócio online justamente pela possibilidade de ter mais comodidade, flexibilidade e claro, qualidade de vida. 

E sim, é possível ter essa vantagem por se tratar de um ambiente acessível 24 horas por dia, os clientes que vão até você não necessariamente precisam de um atendimento que esteja disponível durante todo esse período, você pode desenvolver estratégias e horários de atendimento ao público de acordo com sua disponibilidade.

Crie uma rotina flexível de trabalho e automatize algumas tarefas para que seu negócio trabalhe mesmo enquanto você dorme. Dessa forma você terá mais tempo para descansar, cuidar da saúde, praticar algum esporte, aproveitar a família e a vida social.

Como me tornar um empreendedor digital

Pode parecer simples mas, começar a empreender na internet, assim como no modelo tradicional, exige bastante planejamento, cuidado e esforço. O investimento financeiro inicial pode até ser menor, mas é importante estar por dentro do mercado que pretende atuar,  traçar estratégias comerciais e de marketing, e que cada passo seja planejado cuidadosamente para gerar lucro ao negócio, pois esse é um objetivo primordial para que o negócio siga existindo.

4 passos para começar seu  negócio na internet:

  • Escolha o nicho de mercado que quer trabalhar

Em primeiro lugar é  preciso conhecer muito bem o produto/serviço que se pretende trabalhar, seu nicho de mercado e o seu público-alvo, entender qual é o comportamento dele e qual a melhor forma de encontrá-lo. Escolha um nicho de mercado, faça pesquisas de mercado, resolva uma dor específica das pessoas dentro desse nicho e o principal,  encontre essas pessoas! Pois empreender na internet é bastante diferente dos negócios tradicionais, em que o cliente normalmente te encontra, no negócio digital é preciso saber exatamente onde o seus potenciais compradores estão e como se comportam.

  • Faça um bom plano de negócios

Para começar bem um negócio é preciso estruturá-lo,  para que tudo o que você construiu no ambiente digital seja sólido, criar um bom plano de negócios é super importante, é ideal que você estude sobre empreendedorismo, organize suas ideias e documente tudo o que fizer e o que pretende fazer. Se não está familiarizado com planos de negócios, basta buscar no google modelos de plano de negócios, ele te dará uma infinidade deles. Indico o site www.canva.com, ele possui diversos modelos além de explicar o passo-a-passo de como fazer seu plano de negócios. 

Também aconselho que crie um Canvas de seu negócio, ele é importante para que enxergue as potencialidades, mostrar o que ainda precisa ser ajustado, quais os pontos frágeis do projeto e indicar como prosseguir de maneira correta. 

Aqui está um modelo de canvas para te inspirar:

Modelo do canvas, muito útil para saber os passos a tomar para ser um empreendedor digital. Inclui parcerias chave, recursos chave, proposta de valor, estrutura de custos, fontes de renda, relações com clientes, canais, e segmentos de mercado.

  • Comunicação e Marketing

Saber comunicar bem ao seu público é a chave para o sucesso do seu negócio, para isso é importante estudar e entender de marketing digital para saber aplicar suas estratégias ao negócio.

Diferente de um negócio físico, no mundo digital não existem limites para quem pode acessar seu negócio, porém mais importante do que alcançar muitas pessoas, é alcançar as pessoas certas e o marketing digital vai te ajudar a utilizar as ferramentas e estratégias mais eficientes para isso.

O ideal é criar um planejamento de marketing contendo as principais abordagens que sua empresa irá utilizar e os resultados esperados com cada uma. Os principais canais e estratégias são sites, blogs, redes sociais (YouTube, Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn, etc), e-mail marketing, vídeos, E-books, podcasts, dentre outros.

  • Monetizar

Independente de qual seja o seu empreendimento digital, pensar em como seu negócio vai monetizar, ou seja ganhar dinheiro, é extremamente importante e vai ser decisivo para que seja um sucesso ou um fracasso.

Mesmo que o objetivo do seu negócio não seja o lucro, é importante que ele tenha capacidade de se sustentar sozinho independente de investimentos de terceiros ou outras ajudas financeiras. Portanto, pense em como fazer dinheiro com seu negócio.

  • Será vendendo um produto ou um serviço?
  • Ou seus clientes vão adquirir algum conteúdo?  
  • Qual será o valor? 
  • Isso vai ser feito em forma de venda única ou através de assinatura mensal? 
  • Será suficiente para compensar as despesas do seu negócio e o manter de forma sustentável?
  • Qual o retorno desejado? 
  • Qual é a pretensão de retorno sobre o investimento inicial? 

É importante ter esses e outros pontos bem definidos antes de colocar um empreendimento no ar, caso contrário ele pode fracassar ainda nos primeiros momentos de vida e ninguém quer isso.

3 dicas de negócios digitais para começar hoje mesmo

E-commerce

Os e-commerces, comércios eletrônicos ou lojas virtuais, como também são chamados, são um dos modelos mais antigos no mundo dos empreendimentos digitais. Loja virtual, comércio eletrônico e e-commerce são termos que descrevem o mesmo modelo de negócio, um site que possibilita a compra e a venda de produtos no ambiente online.

Os e-commerces se assemelham às lojas físicas em diversos aspectos, por exemplo no controle do estoque,  na logistica de pagamentos, no processo de envio, entre outros, a maior diferença entre um e-commerce e uma loja física está no investimento inicial, já que para abrir uma loja online esse investimento tende a ser muito menor.

Um ponto muito importante que deve ser verificado ao abrir uma loja virtual é a segurança do negócio. Você deve garantir ao seu possível cliente que ele esteja em um ambiente seguro, pois se estiver em um ambiente online que considera inseguro, dificilmente  ele irá realizar a compra, pois ninguém quer deixar seus dados pessoais e financeiros em qualquer lugar. Por isso use tudo o que é necessário para garantir que a sua loja virtual seja segura e faça questão de mostrar isso como diferencial para os clientes.

Infoprodutos

Uma outra maneira de ser um empreendedor digital é trabalhando com os chamados infoprodutos, os infoprodutos são produtos digitais que podem ser distribuídos de maneira gratuita ou paga na internet  como infográficos, e-books, áudios e vídeo-aulas, normalmente utilizados para educar um mercado sobre um determinado assunto. Sua principal característica é que ele oferta uma informação digital relevante para download ou mesmo consumo online. Outro grande benefício do infoproduto é que ele fica disponível 24 horas para seus clientes, não importa se é sábado, domingo ou feriado, manhã, tarde, noite ou madrugada. Seu infoproduto vai estar disponível para quem quiser comprar.

Se você deseja trabalhar com infoprodutos, você pode escrever um e-book sobre ‘como melhorar suas vendas online’ e cobrar um preço x por ele ou mesmo disponibilizá-lo gratuitamente como forma de estratégia de marketing para captar leads ou atrair novos clientes para seu site.

Atualmente a internet é uma das principais fontes de busca por conhecimento. Sempre haverá alguém que está buscando aprender algo e se você é especialista em algum assunto, essa pode ser uma excelente maneira de começar a ganhar dinheiro com a internet.

Vender cursos e conteúdos em vídeo

Os vídeos online estão em alta, já são tendência no mercado, por isso muita gente já está utilizando vídeos para ganhar dinheiro na internet, com soluções que vão desde  cursos livres e canais de entretenimento até tutoriais e muito mais. 

Você pode optar por utilizar plataformas como o YouTube, que tem regras de monetização bem definidas mas que podem ser difíceis de conseguir para quem está começando, então você terá que construir sua audiência com o tempo, pois para conseguir ganhar dinheiro com os vídeos nesta plataforma é necessário um conteúdo praticamente viral e ter  no mínimo 1.000 inscritos. 

Ou você pode investir em uma plataforma profissional, esse é o meio mais rápido para ganhar dinheiro com seus vídeos, já que nas plataformas profissionais é possível subir seus vídeos e ganhar dinheiro com eles desde a primeira visualização. É possível vender diretamente um cursos específico, como um curso de maquiagem, curso de bordar ou de marketing digital, mas também é possível criar um canal de vídeos e cobrar um valor de assinatura mensal, trimestral ou anual aos seus clientes, como já fazem empresas gigantes como Netflix e Amazon Prime. Pense em trabalhar com vídeo e em vender seus próprios cursos ou conteúdos online. O contexto  atual é bastante propício para esse modelo de negócio.

Escrito por Jeniffer Oliveira

Algumas sugestões para você:

Empreendedorismo coletivo: Vantagens, desvantagens e algumas dicas

Vantagens do Empreendedorismo Social

Deixe uma resposta