Inglês: Como ser um profissional de TI fluente?

O mercado de trabalho está em constante movimento e quem não se atualiza fica para trás. Por isso, é importante sempre buscar novos conhecimentos e se manter atualizado, para corresponder às expectativas dos recrutadores ou para ajudar a empresa em que trabalhamos a crescer e conquistar cada vez mais clientes e uma boa reputação no mundo corporativo.

Todas as profissões exigem determinadas competências, porém é consenso mundial de que ter fluência na língua inglesa pode alavancar a carreira e proporcionar muitas oportunidades incríveis no mercado de trabalho.

Existem muitas oportunidades no exterior. O evento online Tech Job Summit, transmitido no YouTube, explana essas oportunidades de emprego em Portugal. Empresas como a KWAN e a DEGUN, patrocinadoras do evento, contratam profissionais de TI com fluência em inglês para trabalhar em Portugal. E outras empresas no mundo todo contratam profissionais com conhecimento na língua, podendo alguns cargos serem exercidos home office, e outros presencialmente. 

É possível ser fluente em inglês no mundo da tecnologia.

O inglês no universo de TI

Os profissionais de TI lidam com a língua inglesa diariamente. Linguagens de programação, Frameworks, sistemas e plataformas são completamente em inglês, ou tem partes nesse idioma. A grande maioria das ferramentas utilizadas pelos profissionais de TI são em inglês, tornando imprescindível o conhecimento avançado no idioma, ou melhor ainda, a fluência. 

Muitos profissionais de TI se concentram muito em atualizar os conhecimentos mais utilizados no dia-a-dia da profissão, como as linguagens de programação, e vão deixando de lado o inglês. Ainda outros acham que o conhecimento no idioma virá naturalmente. 

As empresas do ramo de tecnologia buscam pessoas com fluência em inglês, pois muitos clientes são internacionais. A qualquer momento pode surgir uma oportunidade de alavancar a carreira ou até mesmo iniciar uma carreira como um profissional de TI, então é necessário adquirir a fluência no idioma o quanto antes.

A fluência facilita a vida do profissional de TI

Ser fluente em inglês é uma mão na roda para o profissional de TI, pois você poderá se atualizar com mais facilidade, ler as documentações assim que lançadas, pois quase sempre são liberadas primeiro em inglês. Também poderá fazer cursos internacionais de aperfeiçoamento, tirar certificações e muito mais.

Muitas pessoas almejam morar no exterior e esse sonho será mais fácil de alcançar atingindo a fluência em inglês. Sua carreira irá alavancar e sua qualidade de vida também.

A speaker Fernanda, representante da KWAN de Portugal, menciona no Tech Job Summit “Recentemente começamos a contratar pessoas, cujo nível de inglês não seja fluente… estamos disponíveis para formar as pessoas no inglês”. Ela afirma que a empresa deseja ajudar os funcionários a atingir a fluência e que disponibilizam aulas do idioma.

Como atingir a fluência no inglês

A verdade é que para ser fluente em inglês é necessário esforço e estudo. A fluência jamais virá automática pelo convívio com termos da área de tecnologia.

Fazer algumas mudanças pode melhorar seu nível de inglês. Essas dicas práticas podem te ajudar:

  • Assistir filmes, séries, qualquer coisa que você for assistir, assista em inglês. Com o tempo você criará familiaridade com o idioma e nem precisará mais das legendas! Quando isso ocorrer troque as legendas para o inglês para se familiarizar com a escrita. 
  • Mude o idioma dos seus dispositivos eletrônicos para o que você deseja aprender. Essa imersão vai te ajudar a melhorar seus conhecimentos gramaticais.
  • Pratique com alguém. Com certeza você conhece alguém que também deseja melhorar o inglês, convide essa pessoa para terem conversas no idioma, troquem áudios, mensagens de texto e compartilhem novos conhecimentos da língua.
Inglês é um idioma essencial em tecnologia.

O método tradicional de ensino, dentro de uma sala de aula com professor, não se encaixa na realidade da rotina da maioria das pessoas, pois é difícil conciliar esse tempo com o trabalho, família, lazer, etc. Pensando nisso, procurar um curso de idioma online pode ser a melhor escolha para atingir a fluência.

Existem cursos voltados a ensinar inglês especificamente para profissionais de TI, focados em ensinar inglês técnico. Giordi Bastos, outro speaker na Tech Job Summit, afirma que seus cursos utilizam metodologia não-linear, incentivando o aluno a “transformar tudo ao seu redor em inglês”, possuindo metodologias diferenciadas. Seus cursos possuem conteúdos exclusivos para ajudar profissionais de TI a atingir a fluência, os ajudando a exercitar a conversação com termos utilizados na rotina da profissão.

Estima-se que até o ano de 2030, todas as empresas do ramo irão exigir inglês fluente no processo seletivo. Independente da sua área de especialidade no ramo de tecnologia, empenhe-se em melhorar seu inglês e dar um UP na sua carreira! 

Para saber mais sobre tecnologia e como ser um profissional na Europa, acesse este link e faça a sua inscrição para se aperfeiçoar mais sobre este tema tão promissor. 

Deixe uma resposta