Livros de investimentos: Ganhar dinheiro com o conhecimento

Por onde começar a aprender sobre investimentos?

Se está  a ponderar entrar no complexo mundo dos Investimentos, e não sabe qual o primeiro passo a dar, ler livros sobre o assunto é provavelmente a melhor opção.

Os livros são como janelas de conhecimento e ao lê-los acrescentamos conhecimento e saber acerca de algo. Através dessas janelas de conhecimento poderá ter acesso a uma infinidade de saberes e conhecimentos diferentes. 

Livros essenciais sobre investimento para iniciantes. A imagem ilustra vários livros de investimentos sobrepostos.
Créditos: Unsplash

Para quem quer iniciar a aventura no mundo do investimento, ler livros de referência sobre o tema é fundamental para cultivar e alargar o seu conhecimento.

Muitas pessoas que têm interesse em investir, têm curiosidade em saber quais os livros mais indicados e apropriados.  A lista é infinita, e muitos são os autores e os livros de referência. 

Se procurar livros sobre investimento para iniciantes na Wook, ou na Amazon, por exemplo, os resultados dessa pesquisa serão infinitos. Difícil é saber quais obras realmente possuem um conteúdo relevante e enriquecedor.

Por isso, elaboramos uma listagem de livros cuja linguagem das obras é de fácil e objetiva compreensão para quem está agora a dar os primeiros passos e a interessar-se  pelo tema. 

Neste artigo, vamos fazer referência a 8 livros de investimento para iniciantes.

Por isso arranje espaço na sua biblioteca, seja ela física ou digital e boas leituras!

 

1) Pai rico, pai pobre, de Robert Kiyosaki

Editado em 1997, esta obra é um clássico do Mundo do Investimento.  

A primeira pergunta que o autor nos coloca neste livro é se a escola prepara para o mundo atual as crianças.

A mensagem é clara e pertinente, uma boa formação académica e boas notas não bastam para assegurar o sucesso de uma pessoa. O mundo mudou; a maioria dos jovens tem cartão de crédito, antes mesmo de concluir os estudos, e nunca teve aulas sobre dinheiro, investimentos, juros etc. Ou seja, eles vão para a escola, mas continuam financeiramente inaptos e nulos, despreparados para enfrentar um mundo que valoriza mais as despesas do que a poupança.

Pai Rico, Pai Pobre revela que o que está em questão não é ser empregado ou empregador, mas sim ter o comando do próprio destino neste livro substancial e visionário. 

Para Robert Kiyosaki o sistema de educação educacional não prepara os jovens para o mundo depois das suas formações. E como podem os pais ensinar aos filhos o que a escola não ensina? Essa é outra questão, entre muitas outras que se depara ao ler ”Pai Rico, Pai Pobre”. 

O  objetivo de Pai Rico, Pai Pobre é instruir o leitor e despertar a sua inteligência financeira e a dos seus filhos.“A principal razão pela qual as pessoas têm problemas financeiros é que passaram anos na escola, mas não aprenderam nada sobre dinheiro. O resultado é que elas aprendem a trabalhar por dinheiro… mas nunca o fazem trabalhar para elas.” – Robert Kiyosaki.

 

2) Os segredos da mente milionária T. Harv Eker

Com um conteúdo cheio de dicas e informações práticas, este livro conquistou muitos fãs e tornou-se um dos favoritos de muitas pessoas que desejam investir no mercado financeiro.

Este livro conta o percurso do protagonista desde a época em que tinha menos recursos até o seu apogeu, aqui o leitor é levado a quase interagir com a história ao indicar acontecimentos que moldaram a sua personalidade como investidores.

Os Segredos da Mente Milionária é um livro de cabeceira essencial para todos os iniciantes e deve ser lido por si também.

3) O homem mais rico da Babilônia, George S. Clason

O homem mais rico da Babilônia é um livro clássico que aborda a situação de multiplicação de riqueza e encontrar soluções para problemas financeiros. Tendo por base os segredos de sucesso dos antigos babilónios, o autor,  mostra soluções ao mesmo tempo sábias e muito atuais para evitar a falta de dinheiro, como não desperdiçar recursos durante tempos de opulência. Procurar informação e sabedoria em vez de apenas lucros. Assegurar uma forma de rendimento para o futuro, ser pontual no pagamento de despesas e dívidas e acima de tudo desenvolver as habilidades pessoais,  tornando-se cada vez mais apto e consciente.

A ideia do autor é fazer com que o leitor procure sempre o conhecimento para resolver os seus problemas financeiros e que multiplique a sua riqueza.

 

4) O Investidor Inteligente, Benjamin Graham

Considerado o maior consultor de investimentos do século XX, Benjamin Graham partilhou o seu conhecimento e inspirou pessoas em todo o mundo. A filosofia de Graham protege os investidores de erros substanciais e passa ensinamentos e conhecimentos para desenvolver estratégias a longo prazo. Desde a sua publicação em 1949, este livro tornou-se a bíblia do mercado de ações.

Ao longo do texto, Graham apresenta conceitos básicos sobre análise fundamentalista que todos os investidores devem saber para tomar as melhores decisões. Para mostrar a aplicação, ele utiliza fatos históricos que tornam o conteúdo ainda mais interessante.

Vital e indispensável, “The Intelligent Investor” (título original) é o livro mais importante que irá ler sobre como alcançar os seus objetivos financeiros.

 

5) Investimentos: como administrar melhor o seu dinheiro, de Mauro Halfeld

Este livro é considerado como um dos livros mais didáticos para iniciantes. Aqui o autor destaca a dificuldade de ganhar dinheiro atualmente e revela a importância da organização do orçamento para não gerar dúvidas incomportáveis. 

Este livro desperta o facto da dificuldade que é ganhar dinheiro e construir riqueza, mas mais dificil ainda é administrar essa riqueza e fazer com que ela cresça ao longo do tempo. 

De uma forma objetiva, Mauro Halfeld aborda questões importantes como a compra de imóveis, o orçamento pessoal e os investimentos financeiros. Além disso, fornece recomendações práticas e utiliza casos reais; apresenta análises desconhecidas  sobre os mercados financeiros e ensina um método com o qual entenderá para onde está a ir o seu dinheiro.

Investimentos: como administrar melhor o seu dinheiro, de Mauro Halfeld é uma boa opção para quem está a dar os primeiros passos no mundo do investimento.

6) Os Axiomas de Zurique, Max Gunther

Este livro fala sobre alguns dos principais conceitos comportamentais do mundo dos investimentos. Ideal para os iniciantes que ainda estão a conhecer o tema e não querem errar. O livro aborda ao longo do texto 12 axiomas principais e 16 secundários.

Eles não são tratados como verdades, mas são apresentados como hipóteses bem interessantes que vão servir como guias para ajudar os investidores numa fase inicial nesse mundo.

Os Axiomas de Zurique é leitura indispensável na vida de todos os investidores que desejam ter muito sucesso.

7) Ações comuns, lucros extraordinários, de Philip Fisher

O livro de Philip Fisher é um dos livros de investimento de maior referência desde a sua publicação em 1958. Este livro surgiu da necessidade que o autor teve de compilar e registrar o seu método de escolha e investimento em ações. Este livro é um clássico na área de investimento em ações, o livro de aborda o funcionamento do mercado de ações e explica técnicas de avaliação para que exista um maior envolvimento entre os investidores e os investimentos que fazem.

Para isso, o autor elabora uma lista com 15 pontos considerados essenciais na escolha de bons investimentos na bolsa de valores.

Este livro é um dos maiores clássicos da área de investimento em ações, como tal se o que pretende é investir na bolsa e em ações vai ter mesmo que conhecer todos estes pontos que Fisher determina como essenciais. 

8) A Jogada do Século, de Michael Lewis

A jogada do século, do autor Michael Lewis que é considerado um dos principais escritores de economia da atualidade, constrói uma crônica muito bem articulada sobre como o colapso financeiro de 2008 se desenrolou, passo a passo, além de revelar os principais personagens de Wall Street envolvidos na crise, tudo envolvido com algum humor sarcástico e dentro de uma narrativa inteligente.

Neste livro percebemos claramente que não há critério de lealdade ou altruísmo nas jogadas do mercado financeiro. Tudo o que se faz, tudo o que se assina e combina e sobretudo o que se esconde é com a finalidade de ter um proveito, uma vantagem. 

Este é um livro que o fará entender de uma forma real e quase cruel, o funcionamento do mercado financeiro. 

Livros essenciais sobre investimento para iniciantes. A imagem ilustra uma biblioterra, incluindo livros sobre investimentos.
Créditos: Unsplash

Qual o passo seguinte para investir?

Estes são apenas algumas obras interessantes que vão enriquecer o seu conhecimento e aumentarão o seu poder de fazer boas escolhas e progredir como deseja no mercado de investimentos financeiros. Dependendo depois da sua área de eleição, poderá consultar mais livros, mais técnicos e mais especializados.

Mas, como já tínhamos falado inicialmente, existem hoje em dia inúmeras opções de leitura na área do investimento para iniciantes. 

Apesar dos livros serem um excelente ponto de partida e dotarem o leitor de um bom conhecimento inicial, é importante quando se começa a investir efetivamente, recorrer a especialistas para construir uma boa e sólida carteira de investimentos.

Como tal, as assessorias financeiras são uma excelente opção. 

Tendo em conta o perfil do investidor e os seus objetivos, é possível definir um plano de investimento personalizado. Dessa maneira, estes profissionais especializados em investimentos podem sugerir onde aplicar o seu dinheiro, e assim fazer com que ele renda mais.

Sugestões de leitura:

Bitcoin: Cotação, como funciona e se vale a pena investir

Startup: passos desde a ideia até à criação do negócio

Luis

Apaixonado pelas mais diversas formas de comunicação, interação e conexão fisica e digital entre marcas e pessoas. Numa relação inquieta com Marketing e com um grande compromisso com a comunidade on-line. Licenciado pela Universidade do Algarve no curso de Turismo vertente Marketing e especializado em Marketing Digital, com especial foco e interesse em redes sociais, onde desenvolveu estratégias de comunicação, marketing de conteúdo e ativação de campanhas de publicidade com segmentações estratégicas para diversas marcas inseridas em vários setores de atividade.

Deixe uma resposta