Marketing Digital e a Inteligência artificial: Não fique desatualizado!

 

 

A Inteligência Artificial é realidade em nosso dia-a-dia, está mudando completamente tanto o presente quanto o futuro, e ela não está apenas na área de Marketing Digital mas em todas as partes. 

Nem vou te perguntar se já ouviu falar nela, porque estou muito certa que você já ouviu, principalmente se você é um millennial, quem nunca assistiu ao filme que nasceu com a nossa geração em 1984, “O exterminador do futuro” com o ator Arnold Schwarzenegger? O filme você assistiu, mas você sabe o que é Inteligência Artificial (IA)? 

Cena do filme “O exterminador do futuro”: O personagem de Arnold Schwarzenegger, um androide, reproduz para o funcionário de uma loja a frase: fale com a mão!

 

A Inteligência Artificial (IA) combina algoritmos com o objetivo de criar máquinas com uma capacidade de inteligência muito parecida com a que nós humanos possuímos. Também podemos definir como sistemas que  através da simulação de funções humanas, interpretam dados externos, aprendem com esses dados e, a partir deles, geram conhecimento. Este novo conhecimento permite a execução autônoma de certas tarefas. Sei que muita gente pensa que é uma tecnologia ainda muito distante e misteriosa para nós, pobres mortais, mas já faz tempo que ela está presente no nosso dia-a-dia e em quase tudo o que fazemos.

Exemplos de Inteligência artificial

Sabe a Siri, o Google Assistant, a Cortana, os tradutores automáticos ou mesmo as Redes Sociais? 

Todos eles possuem mecanismos poderosos de Inteligência Artificial, esses mecanismos os ajudam a fornecer conteúdo relevante para cada um de nós todos os dias.

Outro exemplo muito presente nas nossas vidas são os bots de atendimento, aquele robozinho que quase sempre aparece quando você abre um site e interage com você antes que te direcione para um atendente humano. Basicamente eles fazem um primeiro atendimento e filtram os clientes que precisam realmente de atendimento humano, nos liberando para resolver problemas que realmente carecem da nossa presença.

Sei que muita você pode estar pensando que a tecnologia deveria resolver justamente os problemas mais complexos e não apenas os mais simples. Mas algumas características que nós possuímos como a criatividade e a capacidade de adaptação ainda são características que nos distinguem das máquinas. Aproveita porque pode não ser por muito tempo, já  existem estudos que avançam para acabar com essas nossas vantagens, como as técnicas de Machine Learning (Aprendizaje Automático) y Deep Learning (Aprendizaje Profundo), ambas muito importantes ao falarmos sobre as aplicações de Inteligência Artificial no Marketing Digital.

Imagem ilustrativa para explicitar a diferença entre machine learning e deep learning

 

Machine Learning

São técnicas de aprendizado de máquina que permitem que os algoritmos identifiquem padrões complexos entre grandes quantidades de dados, criando suas próprias regras para detectar padrões semelhantes em novos conjuntos de dados.

São criados sistemas inteligentes que melhoram de forma autônoma ao visualizar os dados. Dessa forma, eles aprendem a prever o comportamento, detectar semelhanças ou anomalias de forma automática ou mesmo tomar decisões.

E como funciona o Machine Learning?

Os algoritmos que estão aprendendo com os dados inseridos inicialmente são treinados para tirar conclusões dos novos dados fornecidos.

Resumindo, Machine learning “é a habilidade de uma máquina ou sistema aprender sem necessidade de programação”, segundo o especialista Avinash Kaushik.

Deep Learning

Já Deep Learning é uma forma de Inteligência Artificial que está inspirada no cérebro humano e está se espalhando rapidamente por todas as indústrias do mundo. Ele tem capacidade de aprender sem necessidade de supervisão de dados não estruturados, ou dados brutos, através de redes neurais profundas (camadas múltiplas e individuais de algoritmos).

E como funciona o Deep Learning?

O Deep Learning trata de outros tipos de dados e problemas. É especializada no tratamento de dados não estruturados ou multimídia (imagens, vídeo, texto, áudio) e cria sistemas muito mais complexos e precisos.

A Inteligência Artificial está transformando a maneira como lidamos com as oportunidades no mundo digital. O nosso desafio é aprender a aproveitá-la da melhor forma já que à medida em que ela avança, também aumenta a capacidade de aperfeiçoarmos nossas estratégias de Marketing Digital usando a Inteligência Artificial.

De acordo com um relatório recente do Business Insider, 50% dos profissionais de marketing usam alguma forma de Inteligência Artificial nas suas estratégias, enquanto outros 27% disseram que pretendem incorporar a tecnologia em breve. E você, vai ficar de fora?

Imagem contendo informações sobre o avanço da Inteligência artificial com a criação do machine learning e do deep learning entre os anos 50 e 2010

 

Conheça alguns benefícios do Machine Learning e Deep Learning para seu negócio

Melhorar os processos dos negócios

A gestão automática do Big Data permite analisar as atividades das empresas, identificando ações mais benéficas, descartando as prejudiciais e procurando novas soluções.

Melhorar a experiência de atendimento ao cliente

Ao poder analisar como os clientes se comportam, você consegue segmentar seu público-alvo e persona, o que possibilita oferecer sugestões e serviços mais personalizados aos seus clientes.

Soluções inovadoras

O Machine learning pode ser aplicado junto com outras técnicas, como Natural Language Processing (NLP), para extrair valor de dados não estruturados e automatizar a classificação de textos de reivindicações ou documentos legais.

Adaptação às mudanças na empresa ou no setor

Ambos modelos podem ser atualizados com frequência, basta treiná-los novamente  com novos dados sempre que for necessário.

Detecção automática de padrões

Variáveis ​​e relações relevantes são identificadas entre dados de diferentes áreas, como por exemplo, características dos candidatos aprovados em processos seletivos ou sintomas para diagnosticar uma determinada doença.

Economia de tempo e dinheiro

Ao automatizar os processos, os resultados são obtidos de forma mais precisa e rápida do que se fossem executados manualmente, assim você economiza tempo e dinheiro, não é excelente?

Previsões de tendências

Por meio de análises de dados e padrões de comportamento, é possível prever, por exemplo, quais produtos terão mais demanda, quais tecidos serão tendência, ou quanta energia será consumida.

Como usar a Inteligência Artificial no Marketing Digital?

Gif de Jim Carrey digitando rapidamente em seu computador

 

A Inteligência Artificial vai muito além da simples análise de dados. As ferramentas de marketing que usam Inteligência Artificial permitem que você aproveite as grandes quantidades de dados que estão disponíveis para descobrir ideias e padrões que, de outra forma, seriam impossíveis de identificar ou que demorariam muito para serem processados apenas por trabalho humano.

Durante muitos anos, especialistas em marketing hesitaram em fazer uso da Inteligência Artificial nas suas estratégias de marketing. Por quê? Bom, podemos listar aqui alguns motivos, dentre eles, ignorância, medo, incertezas sobre os resultados que obteriam e assim por diante. Mas agora a conversa é outra e  muitas marcas já incorporaram  a Inteligência Artificial em seus processos.

Grandes marcas como Mercado Livre, Amazon ou Spotify mostram que a aplicação dessa tecnologia tende a aumentar significativamente o ROI de suas ações.

A Amazon, por exemplo, usa Inteligência Artificial para mostrar apenas produtos relevantes aos clientes, com base em pesquisas, compras e visitas anteriores. Isso aumenta a probabilidade de que um usuário faça uma compra inicial ou se torne um cliente recorrente, graças a essas sugestões.

E se você estiver usando Doppler ou outra ferramenta de automação de marketing, você provavelmente já criou campanhas segmentadas ou automações com base no comportamento do usuário, certo? Este tipo de funcionalidade trabalha com o processamento de grandes volumes de informação em tempo real e assim permite otimizar o fluxo de emails, chats e mensagens.

Conheça as principais tendências das quais podemos nos beneficiar:

# 1 Chatbots

Mãos de uma máquina e de um humano se unindo através de um holograma, no fundo da imagem há várias telas contendo dados

Esses simpáticos assistentes estão por todos os lados, eles basicamente oferecem respostas simples que vão sendo aperfeiçoadas conforme o tempo de aprendizagem. Dentro da Inteligência Artificial de um Chatbot está o Machine Learning e a Natural Language Processing (NLP) . Eles são aplicados em diferentes campos para criar algoritmos e detectar conversas imitando a conversa humana.

Com os avanços da Inteligência Artificial e o rápido crescimento dos aplicativos de mensagens como o WhatsApp, os Chatbots estão se tornando indispensáveis  para diversos setores, pois facilitam o processo de comunicação em toda a Jornada do Cliente, principalmente nas áreas de Suporte, que em muitas empresas eram bastante ineficientes.

# 2 Marketing de Conteúdo

Produzir conteúdo de qualidade é difícil e demora, todos sabemos disso! Para nos ajudar nesta tarefa, podemos contar com a Inteligência Artificial e usar o  Machine Learning para fazer a  análise de dados, fornecer conteúdo altamente personalizado e envolvente, otimizado para conversão. Isso porque eles podem aprender com as preferências de nossos usuários e gerar materiais de acordo com seus gostos, interesses e interações.

Ou seja, sim você pode contar com “a mãozinha da Inteligência Artificial” para criar conteúdos mais relevantes, eficientes, que agreguem mais valor aos seus clientes e que possam ser encontrados de maneira fácil pelos mecanismos de busca.

# 3 Qualificar Leads

O Machine Learning pode nos ajudar de forma simples e rápida a saber o que gera mais leads qualificados para nosso negócio, como Marketing Qualified Leads (MQLs) e Sales Qualified Leads (SQL), usando dados que são relevantes e estão disponíveis online, além de nos permitir conhecer o  perfil ideal de clientes – (ICP) Ideal Customer  Profile, já que cada venda realizada  colabora para que o sistema vá aperfeiçoando seu funcionamento. Existem diversos softwares disponíveis no mercado, através de uma consulta online é possível encontrar o que mais combina com o seu negócio.

#4 Pesquisa por voz

Um  dos principais avanços da Inteligência Artificial ​​nos últimos tempos foi a pesquisa por voz, algoritmo do Google e RankBrain. Mas existem outras inovações que já são amplamente utilizadas, como Amazon Echo, Google Home, Siri e Cortana. Todos esses mecanismos ajudam os usuários a pesquisar através de um comando de voz.

É necessário que os especialistas em Marketing otimizem os conteúdos dos sites para SEO e comecem a pensar em estratégias de Voice Search Marketing, pois a forma como os usuários buscam conteúdo mudou e os profissionais de marketing precisam estar atentos!

# 5 Sistemas de recomendação

O Machine Learning coleta dados  de milhões de usuários de diversas plataformas. Às vezes temos a impressão de que a Netflix ou o Spotify sabem exatamente o nosso gosto para séries, filmes e música, não é mesmo? Pois essas recomendações não são por acaso, são feitas através de mecanismos de recomendação online que podem antecipar quais itens se encaixam melhor com o seu perfil, isso com base nas suas últimas compras, nos seus hábitos de visualização de conteúdos e fazendo equiparações entre os hábitos mais comuns entre os usuários.

# 6 Publicidade Digital

É possível também criar anúncios e executar novas campanhas de marketing de forma automatizada através de sistemas movidos por Inteligência Artificial, isso com base em nossos objetivos, por exemplo:

  • Execução (Performance) e otimização de investimentos.
  • Plataformas de anúncios.
  • Segmentação e rastreamento de audiência.

Se você quiser saber mais sobre  Machine Learning…

Existe um site chamado Teachable Machine, que foi desenvolvido pelo Google para que você consiga se familiarizar com os conceitos básicos de Machine Learning.  O site é gratuito e você treina o computador através de  três botões coloridos, utilizando gestos e expressões faciais, basta que você permita o acesso a sua câmera. O site é bastante intuitivo e acessível a todos. Confira!

 

 

Jeniffer Oliveira

Algumas sugestões para vôce:

Empreendedorismo Digital – saiba o que é, as vantagens e como se tornar um empreendedor digital

SEO: Guião para escreveres o teu artigo com uma boa estratégia

Deixe uma resposta