TI no Feminino: Mulheres no mundo da Tecnologia. Carreira é possível?

Já parou para pensar no papel das mulheres no mundo da tecnologia? A tecnologia ainda é um segmento predominantemente masculino e os desafios para o sexo feminino não são pequenos.

Desde sempre que as mulheres são sub-representadas nesta indústria. Entretanto, o mercado, mesmo que de forma relativamente tímida, está reduzindo essa porcentagem entre homens e mulheres.

Apesar de ter muito caminho a ser percorrido, as mulheres na tecnologia estão ganhando cada vez mais espaço e o número de profissionais cresce a cada dia. Entenda mais sobre esse mercado, além de uma dica para atuar internacionalmente. 

Mulheres no mundo da tecnologia: dados importantes 

As mulheres no mundo da tecnologia têm passado por períodos promissores. Além de estarem presentes na equipe de desenvolvedores, também estão ocupando cargos de liderança.

É claro que a porcentagem ainda é muito pequena quando comparado à supremacia masculina, mas é uma forma de mostrar que, mesmo que seja aos poucos, o espaço está sendo conquistado. 

Mulheres com carreira no mundo da tecnologia.

Informações do CAGED

De acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério da Economia, houve um aumento de 60% no setor feminino na área de tecnologia nos últimos 5 anos.

O número foi de aproximadamente 28 mil mulheres para 44,5 mil. A tendência de crescimento não se dá apenas no Brasil, mas em outros países também. Nos EUA, as mulheres estão ocupando cerca de ¼ das vagas. 

Participação das mulheres atualmente 

No Brasil, mulheres ocupam cerca de 20% do setor de TI, como reforçado por Connie Menezes em sua palestra para a Tech Job Summit. De acordo com a profissional de TI:

Nós [mulheres] ganhamos bastante espaço nesses últimos tempos, mas ainda somos minoria. Segundo o último PIB e nós somos 20% apenas de toda a mão de obra tecnológica no mundo. Acho que ainda tem muito espaço para muitas mulheres participarem.

E, de fato, apesar de uma crescente motivacional nos números, as mulheres ainda têm muito espaço para conquistar no ramo da tecnologia. Os motivos para a maioria masculina são diversos, mas é algo que buscamos mudar.

A discrepância entre gêneros nesse mercado é uma das maiores e isso acaba limitando até mesmo as próprias empresas. 

As mulheres no mundo da tecnologia tem um grande espaço a ser conquistado e em conjunto com grandes empresas poderão exercer um excelente trabalho, colaborando com as mais diversas áreas da tecnologia. 

Mudanças no mercado de TI

O mercado de TI sofreu uma reviravolta por conta da pandemia. Indo na contramão da maioria dos empreendimentos, o segmento se destacou. Isso abriu – e ainda tem aberto – muitas possibilidades para as mulheres no mundo da tecnologia

Efeitos da pandemia no setor de TI

A necessidade do distanciamento social fez com que o mundo todo tivesse que se adaptar ao home office. Então, muitas empresas tiveram que investir em tecnologia para viabilizar esse trabalho à distância. Segundo Menezes: 

Todas as empresas que não tinham aplicativo, um site ou que não tinha uma rede social tiveram que entrar no mundo tecnológico para que elas [empresas] não fechassem. Isso também ajudou a abrir ainda mais portas para mulheres.” 

E este novo cenário influencia ainda mais as mulheres, porque elas vêem a possibilidade de equilibrar o cuidado dos filhos com o trabalho. Com os pais em casa, também fica mais fácil dividir as tarefas. 

Conei complementa: “Muitas mulheres têm dificuldade de trabalhar fora por conta dos filhos […] e o Home Office também veio para mudar isso.”. 

O incentivo das mulheres no mundo da tecnologia

Por que será que a participação das mulheres no mundo da tecnologia é tão pequena? É claro que há uma sociedade machista de modo geral, mas quando o assunto é TI, isso fica ainda mais claro.

Cultura x participação feminina 

O machismo é evidente no ramo da tecnologia, Conie Menezes também tem um ponto de vista bem interessante que vale a reflexão: 

“[…] é para fazer uma viagem no tempo de quantos homens foram ensinados a brincar de casinha e quantas meninas foram encorajados a brincar com videogames, jogos eletrônicos ou computadores. Então, acho que o principal disso tudo é você analisar que a educação da parte tecnológica o incentivo ao estudo tem que vir muito antes.” 

De fato, as mulheres não são incentivadas a atuar no ramo da tecnologia. É importante que o mercado ofereça oportunidades, mas também é preciso incentivar as meninas para toda essa tecnologia.

Não será uma medida que trará resultados imediatistas, mas talvez daqui 10 anos a discrepância entre gêneros seja muito menor do que vemos hoje. Talvez, as mulheres no mundo da tecnologia tenham metade dessa participação. 

TI é uma área em que as mulheres têm muito talento. Os skills de TI são incríveis no úblico feminino.

Atuação na área de TI em Portugal 

Uma possibilidade que vem chamando a atenção de profissionais do ramo da tecnologia é poder atuar em outro país.

Sendo um mercado extremamente em alta e que ainda não possui tanta oferta de mão de obra, as oportunidades internacionais são cada vez mais frequentes, incluindo as mulheres no mundo da tecnologia.

Portugal, por exemplo, é um país que apresenta muitas oportunidades para atuar no segmento.

Segundo Sebastião Q. Mello, português que também participou do ciclo de palestras da Tech Job Summit, não há necessidade de falar inglês. Além de a atuação ser em Portugal, o mais importante são as habilidades técnicas e soft skills.  

Vantagens e um universo de novas experiência 

Além de toda a experiência que é trabalhar para uma empresa internacional, também há a vantagem de ganhar em Euro e, claro, as cidades de Portugal apresentam melhores condições de qualidade de vida do que o Brasil.

Então, se você é da área e está em busca de novos desafios, talvez esse seja um deles! 

E isso vale, obviamente, para as mulheres também. Dentre tantos desafios enfrentados diariamente, uma oportunidade dessas seria muito mais do que justo.

A colaboração das mulheres no segmento é imensurável e quanto maior for a participação do gênero feminino, mais todos os lados têm a ganhar nessa história.

Para saber mais sobre mulheres no mundo da tecnologia e como ser um profissional em Portugal, acesse este link e faça a sua inscrição para se aperfeiçoar mais sobre este tema tão promissor. 

Deixe uma resposta