Viver em Portugal: Descubra as melhores áreas para trabalhar, e muito mais

Portugal é um pequeno país localizado no sul do continente europeu. Fazendo divisa somente com a Espanha, pois as outras extremidades do país são banhadas pelo Oceano Atlântico. E a moeda do país é o euro. 

É  possível atravessar o país de uma extremidade a outra em uma viagem de apenas um dia de carro. Embora a extensão territorial do país seja pequena, em torno de 92 mil quilômetros, há grandes diferenças de relevo e algumas diferenças climáticas entre o sul e o norte. Seu relevo se divide entre planícies e colinas nas regiões central e sul, e terrenos montanhosos no norte. O rio Tejo atravessa o país, dividindo essas duas regiões geomorfológicas distintas.

Mesmo que o país não seja grande, também existe uma variação climática entre os extremos do país. Nas regiões norte e central o verão é mais ameno e o inverno é mais frio, e durante o outono e o inverno ocorrem mais períodos de chuva, sendo uma região de clima úmido. Na região sul do país o verão é mais quente e o inverno é mais ameno, em geral caracterizado por um clima seco.

Essas diferenças fazem com que o país consiga agradar a todos os públicos, tanto a pessoas que gostam mais do frio, quanto a pessoas que gostam mais do calor. Portugal é um país maravilhoso! As características mais amadas pelos estrangeiros que moram no país são:

  • Segurança e tranquilidade
  • Clima agradável e belas paisagens
  • A população acolhedora
  • A culinária característica 
  • A história de resiliência do país

A população nativa portuguesa é muito cordial e trata muito bem os turistas e estrangeiros que se mudam para trabalhar no país.

Ser profissional de desenvolvimento em Portugal.

Importantes cidades e regiões de Portugal

A capital Lisboa é uma cidade litorânea com uma arquitetura antiga caracterizada por suas construções em tons pastéis. Por causa de suas paisagens e vistas delicadas, Lisboa é classificada como uma das cidades mais charmosas do mundo pelos turistas. Seus maiores pontos turísticos são: 

  • O Castelo de São Jorge
  • O Estuário do Tejo
  • A Ponte 25 de Abril
  • O Museu Nacional do Azulejo

Outra grande cidade é Porto, que fica localizada na costa noroeste do país e é caracterizada por ser uma região cosmopolita, com as ações voltadas para o trabalho e crescimento de carreira e financeiro. As pontes da cidade promovem lindas paisagens imponentes.

A região de Algarve, onde está a famosa costa vicentina, fica no litoral sul do país onde se encontram as praias mais belas. As praias são caracterizadas por lindas falésias, tornando as paisagens praianas memoráveis. Essa região também possui várias pequenas cidades charmosas, sendo perfeita para passeios românticos.

Os arquipélagos das ilhas dos Açores e da Madeira são grandes pontos turísticos e possuem climas diferentes da parte continental do país, pois se localizam mais próximas ao continente africano. Entre suas maiores atrações estão lindas praias e ótimas trilhas.

Oportunidades de emprego em Portugal

Muitas empresas de vários ramos contratam profissionais estrangeiros para ir trabalhar em Portugal. Uma das maiores áreas com necessidade é a de Tecnologia da Informação.

Recentemente ocorreu o maior evento online de tecnologia, o Tech Job Summit, que gerou muitas oportunidades de emprego em Portugal para os profissionais de TI. No evento, o speaker Rui Miranda apresentou a plataforma Teamlyzer, que promove auxílio aos que querem se mudar para Portugal. Provendo várias ajudas e informações, como: 

  • Promove treinamento para que a pessoa consiga entrevistas e processos seletivos;
  • Auxilia na preparação para entrevistas;
  • Ajuda a escolher a empresa que mais se encaixa ao perfil de cada pessoa;
  • Possui informações como reviews, simulador de salário, anúncios de vagas e muito mais.

O speaker ainda menciona a missão da empresa e da plataforma “Ajudar a comunidade tech a construir carreiras felizes, com base em informação clara e inspirar mudanças no mercado tecnológico”. Esse recurso não só auxilia o trabalhador, mas também as empresas, pois é capaz de selecionar profissionais qualificados e que melhor se encaixam a cada vaga e empresa, ajudando no crescimento empresarial.

O idioma nativo do país é o português, porém a maioria das pessoas também falam inglês. Então se você está pensando em ir morar em Portugal, tenha em mente que ter fluência em inglês é muito importante para não ficar para trás na hora de conseguir um emprego.

O importante antes de ir morar em outro país é ter as informações necessárias para melhor realizar a mudança. Pensar em como isso afetará sua família, sua carreira, sua qualidade de vida e calcular gastos e despesas, vai te ajudar a ter uma mudança mais tranquila e sem eventuais sustos. 

Áreas com mais vagas de emprego 

Há alguns anos Portugal passou por uma grande crise em todos os setores que causou muito desemprego em todo o país. O governo montou e aplicou estratégias para reverter esses problemas, e a cada ano que passa a taxa de desemprego do país tem caído cada vez mais. 

As áreas com mais vagas e oportunidades são:

  • Tecnologia da Informação
  • Saúde
  • Turismo
  • Serviços gerais
  • Serviços financeiros
  • Engenharia

Porém outras áreas também têm procura no país. Sempre há espaço para bons profissionais, capacitados e qualificados. Se candidatar a vagas e se preparar para os processos seletivos podem ajudar a conseguir a tão sonhada vaga no país.

Viver em portugal e trabalhar em tecnologia.

Cultura e culinária portuguesa

Ao longo da história Portugal teve vários marcos, como várias invasões, terremotos e tsunamis. A história de resiliência do país cativa o mundo. 

Os nativos portugueses são pessoas discretas, que se comunicam de maneira mais concisa e sucinta. A igreja católica influenciou grandemente o país, fazendo com que a população seja mais conservadora. Essa influência é notável pela importância que o núcleo familiar tem. Também é possível notar traços do conservadorismo nas vestimentas da população.  

O fato de o país ser banhado pelo Oceano Atlântico influenciou muito a culinária portuguesa, sendo os peixes bacalhau e sardinha os mais consumidos. Em Portugal se costuma dizer que existem 365 maneiras diferentes de se preparar o bacalhau, uma para cada dia do ano. 

O vinho do porto é uma bebida alcoólica tradicional do país, mas conhecida e amada no mundo todo. A diferença para com outros vinhos é a adição de uma porção extra de álcool, sempre sendo de algum destilado, como conhaque ou pinga de uva. Uma curiosidade é que essa bebida não é produzida na cidade do Porto, mas sim na região do Doura. 

Os tradicionais doces portugueses são famosos, com destaque para o pastel de nata e pastel de belém. A maioria dos doces são feitos com massa folhada ou massa de bolo aerada e geralmente recheados com creme de ovos.

Lista de curiosidades sobre o país

  • Portugal já teve 5 capitais: Guimarães, Coimbra, Lisboa, Rio de Janeiro e Angra do Heroísmo;
  • É o país mais antigo da Europa e um dos mais antigos do mundo;
  • Existe uma lista de nomes permitidos para registrar filhos, isso porque o nome não pode deixar dúvida sobre o sexo do indivíduo;
  • Os portugueses são apaixonados por futebol e novelas brasileiras.

Portugal é um país maravilhoso para se morar, o clima agradável e várias possibilidades de férias e viagens incríveis no mesmo país é algo almejável. As oportunidades de emprego, a rica cultura e a culinária acrescentam pontos. Mas o ponto alto de morar em portugal é a excelente qualidade de vida e segurança. 

Para saber mais sobre tecnologia e como ser um profissional na Europa, acesse este link e faça a sua inscrição para se aperfeiçoar mais sobre este tema tão promissor. 

Deixe uma resposta